Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


24/06/2017 - Sábado
Edição histórica
 


A edição de 2017 das 24 Horas de Le Mans foi realizada no fim de semana passado. E mais uma vez vimos uma prova sensacional.Daquelas que vão entrar para historia. Esta foi a edição de numero 85 e contou com um recorde de participantes brasileiros, oito.

Para que não sabe ou não se lembra, as 24 horas são disputadas por quatro categorias: A de mais importância é a LMP1, onde correm os grandes protótipos, que neste ano não teve a participação das Audi uma das grande força da categoria. A briga ficou por conta da Porsche e Toyota. A categoria teve ainda a participação de um único carro da equipeByKolles.

De novo.  Os carros japoneses foram os líderes tanto na classificação quanto nas primeiras horas da disputa. E estranhamente os dois carros japoneses liderarão até a decima hora e abandonaram na mesma volta. O terceiro carro da equipe estava muito atrás, e só terminou na oitava posição. Ano passado um Toyota liderou até a ultima volta e quebrou

De novo II. Já no box da equipe alemão as coisas também não foram fáceis. Só para se ter uma ideia o carro que ganhou ocupava a posição de numero 57 depois da segunda hora. Foram quase uma hora parado no box para troca do eixo dianteiro.E só alcançou a liderança a uma hora do final da prova.  

O outro carro da equipe; o numero 1, abandonou a corrida logo ao amanhecer, quando era o líder e tinha uma vantagem de treze voltas em relação ao segundo colocado.

 LMP2. A segunda categoria das 24 horas é a LMP2. Nessa categoria participaram 25 carros, foi a categoria com maior numero de participantes. E por pouco um carro desta categoria se torna vencedor. A equipe do ator Jack Chan fez primeiro e segundo na categoria e conseguiu um segundo na geral. 

Outros. Nesta categoria correram os brasileiros: Nelsinho Piquet, André Negrão, Barrichello. Rubinho acabou em decimo terceiro. Nelsinho foi ao pódio como terceiro colocado na geral, porem seu caro foi desclassificado posteriormente. Parte da mídia nacional só lembrou de falar do resultado do Nelsinho. Esquecendo que Serrinha foi o vencedor na GTE PRO.E ainda que André Negrão conseguiu ser P4 na LMP2.

GTE PROEssa foi a categoria com o menor numero de participantes. Porem foi a melhor. Sendo que o vencedor só conquistou a vitória no meio da ultimavolta, depois de uma bela disputa com o ate então líder com um Corvette. O vencedor foi o Aston Martin do qual Daniel Serra era um dos pilotos.

   E ainda vimos Pipo Derani conquistar o segundo posto nesta categoria. Derani correucom um Ford GT. Kanaan foi sexto na categoria e vigésimo segundo na geral.

GTE AMEssa é a categoria dos bólidos fabricados até 2016 e com pilotos de graduação inferior mesclados com um profissional por carro. Dezesseis carros diputaram essa corrida.. E apenas um brasileiro. Fernando Rees.Rees fez a pole e liderou no começo, porem quando seus parceiros assumiram o carro perderam oritmo. E acabou no ultimo posto entre os que chegaram ao final. Nessa edição de numero 85, correram 60 carros e 180 pilotos.

                                           Programação do GP de Bacu

Treino Livre 3 - Sábado - 7h - SporTV 2

Classificação - Sábado - 10h - SporTV 2

Corrida - Domingo - 10h - Globo

Uma otima semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Uma temporada atípica
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#19 – GP do Brasil
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#18- GP do México - Um dia especial
Veja todas as colunas deste colunista.