Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


24/08/2017 - Quinta-Feira
De volta as emoções
 


O circo da F1 esta de volta, foram pouco mais de três semanas de descanso. E o palco da volta não poderia ser melhor, a boa e tradicional pista de Spa-Francorchamps. Essa é pista adorada por todos: pilotos e publico.

  Resuminho. A primeira metade deste campeonato nos mostrou que os carros vermelhos vão bem nas pistas travadas, onde se exige uma melhor aerodinâmica e a Mercedes nas pistas de alta. Em vitorias os dois estão empatados quatro para cada um. Vettel tem 14 pontos de vantagem pela sua regularidade.

  Vantagem. Se na Hungria a Ferrari se deu bem em Spa a vantagem é toda da Mercedes. Com uma pequena ressalva de que Kimi Raikkönen sempre correu bem. É aquele caso de quando o piloto casa com a pista. Pesa ainda contra a Ferrari ela estar no limite de componentes da unidade de força.

  Ideal. A pista belga seria o lugar ideal para a troca de um componente, pois é uma pista que permite o piloto num carro de ponta recuperar facilmente posições perdidas por punição.

  Segundão. E a primeira novidade desta semana foi a extensão do contrato de Kimi Raikkönen. Para frustação de alguns e alegria de outros. Perez achava que teria chances na equipe vermelha. A renovação de Kimi é uma demonstração da equipe em apoiar Vettel rumo ao titulo. Pois o finlandês tem sido um escudeiro.

   Lado oposto. Na Mercedes o outro finlandês que apesar de ter chances matemáticas na disputa do titulo, também deve assumir o papel de segundo piloto. Mesmo depois da troca de posições na Hungria. Essa seria um da clausula do contrato de renovação de Bottas que deve ocorrer antes do circo partir para a Ásia.

  Objetivo. Esse papel de segundo piloto seria apenas no restante desta temporada. Os alemães entendem que para lutar com os italianos eles teriam que adotar a mesma tática deles, ou seja, definir um piloto para lutar pelo titulo e o outro trabalhando para ajudar o escolhido e ainda marcando o maior numero de pontos no mundial de construtores.

  Passado. Nas temporadas passadas é até na primeira metade deste a Mercedes não adotou esse tipo de medida, por que corria sem adversários na luta pelo titulo. E assim Lewis e Nico lutavam livremente. Agora os alemães entenderam que precisavam mudar de postura.

  Marcante. Essa primeira metade do campeonato nos rendeu bons momentos ou boas cenas na telinha:                       Um dos melhores lances dessa primeira metade foi a filmagem da câmera On Board do Verstappen na China. Onde o conseguiu ultrapassar oito ou nove carros na primeira volta.   Também merece um dez as filmagens em câmera lenta da tocada e Kimi Raikkönen em Mônaco, onde vemos perfeitamente ele tocar suavemente os Guard Raills. E justamente por sabem como raspar os Raills ele conseguiu a pole.

  De volta. Felipe Massa a pilotar sua Williams depois do mal súbito sofrido na Hungria. É engraçada a relação de Felipe com a Hungria. Ele nunca se bem por lá. Porem o pior momento foi em 2009 onde quase abraçou a dona morte. Nas férias ele esteve com um pai santo baiano e se diz preparado para o resto campeonato.

*Esse final de semana vai ser quente, teremos F1 e mundial de motos na Inglaterra. A Moto GP vai largar as 11:30 com transmissão do Sportv.

Programação do GP da Bélgica

3º Treino -  Sábado – 26/07 – 06h00m – Sportv

Classificação - Sábado- 26/07- 09h00m – Sportv

Corrida – Domingo – 27/08- 09h00m- Globo

Uma ótima semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Uma temporada atípica
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#19 – GP do Brasil
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#18- GP do México - Um dia especial
Veja todas as colunas deste colunista.