Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


28/06/2018 - Quinta-Feira
# 8 – GP da França – O barbeiro de Paul
 


O mundo da F1 não está nem ai para a copa do mundo de futebol. Tanto que realiza três corridas seguidas em plena copa. França, Áustria e Inglaterra. Na terra do tio San acontece a mesma coisa. Se bem que o norte americano nunca ligou mesmo para o futebol como conhecemos eles disputam outro tipo de futebol

E ao mesmo tempo a Pirelli vai fornecer o mesmo tipo de pneu que usou na Espanha nestas três corridas. E a Mercedes agradece.

Domínio total - A corrida da França foi dominada pela Mercedes de Hamilton. Desde o primeiro treino. Se no Canada a Ferrari de Vettel foi dominadora agora na França os papeis foram invertidos, e tem tudo para acontecer de novo na Áustria neste final de semana. Pois os pneus serão os mesmos como disse antes.

Paralelo - Novamente comparando a prova do Canada com a da França as duas foram chatas. As corridas contaram com um acidente na primeira volta e com a intervenção do Safetty Car. Porem na França o acidente envolveu dois dos principais protagonistas (Vettel e Bottas). Isso tudo na primeira curva.

O barbeiro de Paul. Esse erro do alemão na primeira curva demonstra que algumas vezes ele não parece ser um tetra campeão. Uma bobeira dessas num campeonato tão disputado como esse pode custar muito caro no final.

Caindo. Vettel chegou na França como líder e saiu de lá como vice e com quatorze pontos a seu desfavor. Se e somente se, as Mercedes dominarem esses duas corridas (Áustria e Inglaterra) como fez na Espanha e na França ai que a diferença vai aumentar e muito.

Matemática. Supondo que Vettel chegue em segundo nestas duas etapas ele perde outros quatorze pontos que somados com os quatorze de agora a diferença vai para vinte e oito pontos.

Logicamente esse pensamento é apenas uma previsão baseada no desempenho do carro prateado apresentado nas etapas anteriores com os pneus macios, super macio e ultra macio. E também pensando em Lewis como dominador. Vale lembrar que ano passado na pista austríaca o domínio foi de Bottas e não de Lewis.

Duvida. Um dos momentos se maior apreensão da corrida de Paul Ricard foi quando Kimi saiu dos Boxes com pneus novos e foi descontando a diferença que tinha para Vettel. Kimi era incrivelmente mais rápido, porem os italianos sempre sacrificaram as corridas do Finlandês para favorecer Vettel. E para alegria de todos não houve ordem de equipe. Kimi terminou com o terceiro e Vettel com o quinto posto.

Eletrizante – O eletrizante campeonato mundial de motos também vai correr neste final de semana. E a prova vai ser na Holanda na pista de maior relevância do campeonato que é mais conhecida como catedral. A etapa será transmitida pelo SporTV 2 as nove horas.

Programação do GP da Áustria

FÓRMULA 1

Treino Livre 3 – 07:00 – SPORTV2 (SABADO)

Classificação – 10:00 – SPORTV3(SABADO)

Corrida – 10:10 – SPORTV 2 (DOMONGO)

FÓRMULA 2

Corrida 1 – 11:45 – SPORTV3( SABADO)

Corrida 2 – 06:20 – SPORTV3(DOMINGO)

UM OTIMO FINAL SE SEMANA


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Por dentro do circuito das Américas
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#17 – GP DO JAPÃO – Com a mão no caneco
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Redenção
Veja todas as colunas deste colunista.